historia

INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS DE SAÚDE

Chókwè

IMACS o que é?

O IMACS é uma instituição de ensino técnico profissional vocacionada a leccionar cursos de Administração e de Ciências de saúde.

Esta instituição teve como fundador o MSc. Agostinho  Lourenço Mucavele em 2012, onde veio a começar com suas actividades lectivas em Março de 2013, na altura designava-se Instituto Médio de Administração e Comércio – IMAC, concretamente na Vila Sede da Macia no Distrito de Bilene no recinto do CREI (Centro Regional de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane) com 168 estudantes a frequentarem os cursos de Administração e Serviços Públicos e Contabilidade. Em Julho do mesmo ano, o Instituto passou para o recinto da Igreja Católica Nossa Senhora da Natividade da Macia.

Em 2014 foram abertas as instalações no distrito de Chókwè no recinto das Caritas Regional de Chókwè, com um total de 48 estudantes matriculados em diferentes cursos a saber: Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Administração e Serviços Públicos. É de referir que no total de 168 estudantes matriculados em 2013, 111 terminaram a formação, cuja cerimónia de graduação foi realizada em Janeiro de 2016 no salão das Caritas Regional de Chókwè. Em 2017 adquire-se um terreno atrás do Hospital Rural de Chókwè no qual ergue-se um edifício vertical constituído por: 12 salas de aulas; 1 laboratório multidisciplinar; 1 laboratório humanístico; 1 biblioteca e sala de informática; blocos administrativo, pedagógico, serigrafia etc.

Cursos de Ciências de Saúde

Em 2018 o Instituto introduz cursos de ciências de saúde, nomeadamente: Farmácia; Nutrição; Estatística Sanitária; Administração Hospitalar e Medicina Preventiva e Saneamento do Meio; a instituição passou a designar-se Instituto Médio de Administração e Ciências de Saúde – IMACS, com 326 formandos em (29 homens e 297 Mulheres) e 197 formandos em Ciências de Gestão e Contabilidade (66 homens e 131 mulheres) perfazendo o total de 523 formandos (95 homens e 428 mulheres).

Até 25 de Maio de 2019, o IMACS conta com um efectivo de 834 formandos assistidos por 42 formadores e 33 colaboradores.

E, nesta data, realizou-se a sua 2ª cerimónia graduação com 61 graduados formados em ciências de administração, assim descriminados em: 6 graduados de contabilidade, 12 graduados de Gestão de Recursos Humanos e 43 graduados de Administração e Serviços Públicos.

Desafios para 2020:

  • Conclusão do lar estudantil;
  • Construção do Jardim de Infância;
  • Início das obras de Construção de salas de aulas no Distrito do Bilene

MENSAGEM DO DIRECTOR AOS GRADUADOS

 Prezadas Autoridasdes que compõem a Mesa solene desta festividade de colação de Grau a quem saúdo na pessoa do Diretor do Instituto Médio de Administração e Ciências Súde – IMACS.

Prezados (as) graduados (as) de Administração e serviços Públicos; de Gestão de Recursos Humanos e de Contabilidade.

Caros pais e convidados que hoje nos honram com as suas presenças. Sejam hoje e sempre bem vindos.

Nesta manhã solene e festiva em que presenciamos a conclusão de mais um ciclo de trabalho, com a certificação de dezenas de técnicos, é gratificante assistir a concretização da missão da instituição de formação que tenho o prazer de, ao longo dos 6 anos dirigir , tanto sua complexa estrutura quanto seu normal funcionamento.

Prazeroso sim, mas, fácil não, tem sido o enfoque das tarefas e empreitadas do cotidiano a pautar as ações e principalmente as decisões que tenho que tomar como Diretor do Instituto Médio de Administração e Ciências de saúde.

Recordo-me, em Julho do ano passado, quando um docente pasmado me perguntou: desculpe Dr. Mucavele, como consegue aguentar a esta barra? Respondi-lhe: Inspiro-me na Epístola de São paulo ao Romanos capítulo 12, versículo 6 à 8 que passo a citar: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que governa, deve governar com cuidado; o que exercita misericórdia, tem de faze-lo com alegria. 

E eu sou profissional de ensino, por isso estou aqui e dedico-me ao ensino.

E digo mais a vocês caros graduados, devem fazer o bem para esta nação e repudiem o mal. Ajudem aos necessitados como servidores públicos; porque vocês conhecem a missão, visão e valores do Instituto que vos virou técnicos com conhecimentos, habilidades e novas atitudes.

Tenho empreendido enormes esforços para atender as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Autoridade Nacional de Educação Profissional assim como do Ministério de Saúde onde para cada curso técnico que, em sua elaboração não levam em consideração a crise histórica em que atravessa o Ensino Básico público, ocasionando insuficiente formação do conhecimento prévio necessário como subsídio para garantir um transcurso mais efetivo e produtivo durante toda a duração da formação Média.

Soma-se a isso o significativo contingente de alunos que por razões de ordem económica ou social, tiveram que interromper suas trajetórias escolares e que pressionados pelas exigências dos novos tempos, retornam aos bancos escolares com a insegurança própria daqueles que recomeçam.

E, não devemos também omitir que a quase absoluta maioria dos académicos enquadra-se na categoria de trabalhadores-alunos. Ora têm que trabalhar para estudar, como se o estudo não fosse um trabalho e, em decorrência disso a gestão do tempo escasso e da exaustão física e intelectual entra em cena, muito mais dominando que sendo dominada, os desejos e ambições, aí sim, desses verdadeiros guerreiros. E vocês são guerreiros!

Mas o certificado que vocês neste momento empunham é uma prova inconteste que, a vontade tem a força da superação que conduz ao êxito.

Tenho consciência que são dificuldades de ordem estrutural próprios de um país em processo de formação e que, o maior e mais grave obstáculo a ser enfrentado com tenacidade é o processo de democratização do ensino; pois é inaceitável que 44 anos pós independência continue-se, ainda com problemas curriculares sérios. O país precisa de pessoas com conhecimentos e que fazem as coisas acontecer para deixar de ser pedinte e passar a ser auto-suficiente.

Para quem acredita em Deus, o livro de Oseias no capitulo 4, versículo 6 diz: “O meu povo foi destruído por falta de conhecimentos“. Neste país temos muitos técnicos, engenheiros, doutores etc… Mas ele está ficando com tecido sócio-económico destruído. será que estes não tem conhecimentos, mesmo? É só para a reflexão dos nossos graduados.

Tenho a certeza que vocês não vão ser mais um grupo de técnicos graduados para engrossar o número dos já existentes, mais sim, técnicos que vão trabalhar arduamente para melhorarem as vossas condições de vida, e consequentemente do país. Pois o conhecimento vocês adquiriram ao longo dos 3 anos.

De acordo com Nelson Mandela: “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhador rural pode chegar a presidente de uma grande nação”.

Gostaria que cada um de vocês acreditasse  e se inspirasse nestas palavras sábias de um homem com coração valente, Nelson Mandela, que repudiou o ódio para se sentir totalmente livre.

Aos formados de hoje, nossa gratidão pela confiança, que não faltou em nenhum momento desses 3 anos, em nós e em nossa tradicional Instituição de formação de Técnicos Profissionais. Desejo que não lhes faltem ânimo e lucidez para procurar e consequente encontrar seus respectivos espaços de contribuição na construção de uma sociedade mais igualitária (nossa pátria amada).

Chókwè, 25 de Maio de 2019                                                                                            

Se pode sonhar, com IMACS pode realizar